Como tudo começou...
Como tudo começou...
Local da casa do primeiro morador de Vila Verde
Quando se refere a Vila Verde, pode-se até imaginar que se trata da famosa Vila Verde portuguesa da sub-região de Cávado no distrito de Braga ou até mesmo de Vilas existem em outros estados brasileiros. Todavia, trata-se da Vila Verde localizada no município de Augusto Corrêa do estado do Pará, mais precisamente no KM 42 da BR 308 Bragança-Viseu. A referida localidade remonta os anos de 1955, quando Francisco Paulo, mais conhecido como Bico adquire de Nel Barros um pedaço de terra para construir uma casa e morar com sua família. Seu Francisco com sua esposa, Maria, não tiveram filhos, por esse motivo, adotaram uma menina que ao batizar deram o nome de Socorro e escolheram como padrinhos Manoel Barros ou Nel Barros como era conhecido e Rita das Chagas.
Seu Bico necessitava de uma moradia urgente, por esse motivo que imediatamente foi para o mato cortar madeira, palha e carregar barro pisado para construí-la. Em poucos dias, já residia junto com sua família em um novo lar. A casa ficava à margem da estrada que dava acesso aos municípios de Bragança e Viseu construída no início da década de 40 com objetivo de facilitar o escoamento da produção agrícola. O tipo de transporte da época era a carroça puxada por cavalo e pau-de-arara que fazia o horário de madrugada. Seu Bico precisava colocar o nome de onde morava, pois era necessário para identificar o local da parada do transporte que levava a sua produção para vender em Bragança. Ele pensou em dar o nome de parada esperança, depois de parada amarela, mas nada definido.
Em uma das visitas à casa dos padrinhos de sua filha, sua comadre Rita o interroga sobre qual seria o nome do local onde ele morava, como resposta, ele afirma que estava pensando em dar o nome de amarela ou esperança. Imediatamente Rita o questiona sobre qual a cor das árvores ao redor de sua casa. Seu Bico fica cabisbaixa e começa a visualizar mentalmente o lado direito e esquerdo de sua casa a existência de muitas árvores e sua respectiva cor, também no final do terreno um rio que às margens possuíam uma quantidade elevada de buritizeiros, açaizeiros e outras plantas nativas. Na parte da frente da casa uma estrada longa que dava a impressão que desaparecia em meio às árvores nas laterais. Ao erguer a cabeça, seu Bico olhando atentamente para sua comadre Rita das Chagas, responde que a cor que predominava era o verde. A partir daquele momento, o local passou a ser chamado primeiramente de Parada Verde,mais com a chegada de novos moradores, passou a ser denominada de Vila Verde.
Antonio Gomes da Silva
José Milton Silva Brito
Escola João Nogueira